Seja bem vindo ao Vida Civil

Estamos felizes por você estar aqui! Espero que goste do nosso trabalho.


Este blog é desenvolvido por um Engenheiro Civil, formado pela Universidade Paulista. Relatando seu ponto de vista para esclarecer aos que não conhecem o setor da construção civil. O blog foi idealizado ainda no período de faculdade. Vale ressaltar que a maioria das publicações foram feitas ainda como estudante e não são utilizados muitos termos técnicos por se tratar de um blog com objetivo de atender aos menos esclarecidos do assunto.

Pesquisa Google

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Estruturas

Olá, hoje o tema a ser abordado será "Estruturas".

A estrutura é um dos fatores mais importantes em uma obra, pois todos os demais elementos dependem de sua solidez para a estabilidade da edificação. De forma concisa, a estrutura é o "esqueleto" da Obra, ela compreende as áreas de sustentação: fundação, alicerce, colunas, vigas, paredes, lajes e telhados. Pela estrutura é possível prever futuros problemas os menores que sejam.

Existem vários tipos de estruturas, como de madeira, ferro, aço, concreto e perfis metálicos. Agora faremos uma abordagem de alguns dos tipos (os 3 mais utilizados):

Estrutura de madeira: A madeira é um dos materiais de utilização mais antiga na construção civil, tendo como vantagem não oxidar. A madeira utilizada hoje, tem alta resistência ao ataque de cupins, leveza (o que tornaria um projeto de fundação menos robusto). Comparando com o concreto, ganha-se tempo. Mas as estruturas de madeira, têm menor resistência a torção ou compressão do que o concreto, e deve-se ter uma instalação elétrica bem planejada, para evitar qualquer tipo de acidente.

Estrutura metálica: A tendência na área da construção civil é aumentar a utilização de estruturas metálicas, pois tem como vantagem a grande precisão dimensional e leveza estrutural. São de rápida montagem e utiliza-se um canteiro de obras menor do que o utilizado em um edifício construído com estrutura de concreto. Existem problemas, como a necessidade de uma maior proteção contra efeitos corrosivos, e também contra o calor, que poderá causar deformação na estrutura metálica.

Estrutura de Concreto Armado: É o material mais utilizado para estruturas atualmente, diferencia-se do concreto normal por receber uma armadura metálica por resistir aos esforços como tração e compressão. É nada mais que a união do concreto simples e de barras de aço, com a perfeita aderência entre o concreto e o aço, resistindo juntos aos esforços.

Estrutura de Blocos de Concreto: Este é um tipo de estrutura muito utilizado hoje, devido a sua praticidade. É a estrutura feita somente com blocos de concreto, dispensando os pilares, madeiras, metais. Toda a estrutura e "parede" são os blocos. É muito utilizados em obras baixas e casas.

Bom, este é um pequeno esboço sobre estruturas. Existem sites de ótimo material que nós do VidaCivil recomendaremos para maior aprofundamento do tema.

"Estruturas para construções" do Local.

Até a próxima.

2 comentários:

Gustavo Ferreira disse...

Olá Pessoal, apenas para completar o que o Douglas disse, temos também as estruturas de BLOCOS ESTRUTURAIS, onde é utilizados blocos de concreto resistentes a compressão maiores que os blocos cerâmicos (conhecidos como "tijolo"). Esse pocesso visa agilizar ainda mais o processo construtivo, não utilizando colunas por exemplo. Até mais.

Anônimo disse...

Pessoal, e temos tambem as estruturas, Pré-Moldadas, muito utilizadas nas construções Industriais, onde sua montagem é feita como um quebra cabeça, otimizando tempo, e gastos nas construções.

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com seu comentário. Ele será analisado e caso seja interessante, será publicado junto ao blog.
Um abraço!

Fique a vontade em nosso blog.

Pesquisa Google