Seja bem vindo ao Vida Civil

Estamos felizes por você estar aqui! Espero que goste do nosso trabalho.


Este blog é desenvolvido por um Engenheiro Civil, formado pela Universidade Paulista. Relatando seu ponto de vista para esclarecer aos que não conhecem o setor da construção civil. O blog foi idealizado ainda no período de faculdade. Vale ressaltar que a maioria das publicações foram feitas ainda como estudante e não são utilizados muitos termos técnicos por se tratar de um blog com objetivo de atender aos menos esclarecidos do assunto.

Pesquisa Google

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pré Pintura - Selador e Massa Corrida

Olá a Todos, bom dia!

Hoje começaremos a falar da pintura do apartamento.

Antes de começar a pintar, devemos passar por alguns processos.

Após o reboco/gesso e as fiações concluídas, lixaremos a parede e aplicaremos o selador e massa corrida respectivamente.

O Selador, tem a função como já diz o nome, de selar a parede, não deixando assim, que gastamos mais material do que o necessário. Ele "bloqueia" a absorção da massa corrida pela parede.

Após a aplicação do selador, entramos com a massa corrida. A massa corrida tem a função de "sumir" com as irregularidades da parede (aqueles buraquinhos, arranhões e etc.), deixando a parede "lisinha" para começar a pintura.

As pessoas tem a dúvida se o selador e massa corrida são a mesma coisa. Não, o selator tem uma função e a massa corrida tem outra. Não confunda.

Nosso apartamento já está quase concluído. Acompanhe nossos momentos finais... Em breve, teremos novidades em nosso blog.

Aplicação de Massa Corrida em Teto com desempenadeira metálica
Até a próxima.

Sites Recomendados:
http://www.comopintar.com.br/massa-corrida
http://explicativoconstrucao.spaces.live.com/blog/

33 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito, obrigado!

Anônimo disse...

Oi. Se o selador não foi usado antes da massa corrida, podemos aplicar depois da massa (antes da pintura). Dá diferença?
Agradeço, Marcella.

Gustavo disse...

Olá Marcella, bom dia!
O selador tem como função fechar os poros espessos do revestimento (Gesso ou Reboco) para evitar o desperdício e evitar manchas na massa corrida, devido o contato da massa com o revestimento. Por exemplo, qual o revestimento de sua parede? Se for reboco, sem aplicar o selador, faríamos uma média de 30m2 de massa corrida e poderiam aparecer manchas, com a aplicação do selador, faríamos 50m2 e menos chance de manchas. Para casos de repintura, indicamos usar o Fundo Preparador de Parede. Creio que seja desnecessário o uso do selador após a massa corrida. Espero ter ajudado. Até a próxima!

Anônimo disse...

posso misturar os dois juntos ao inves de passar um depois o outro?

Gustavo disse...

Muito interessante sua pergunta caro leitor.

Não, não podem ser aplicados juntos.. O selador, tem a função de impermeabilizar e como o próprio nome já fala selar o reboco ou gesso. Como no comentário acima, feito por mim, o selador tem a função de fechar os poros do reboco/gesso. Se você aplicar os dois juntos, o selador não estará cumprindo seu papel, ocasionando em um gasto maior do que o esperado. E as aplicações são feitas de formas diferentes. A massa corrida com a desempenadeira metálica e o selador com rolo de lã, ou "esguicho"... Espero ter ajudado. Abraços!

Unknown disse...

ola....depois de passar massa fina tenho lixar a parede e passa selador e depois massa corrida para poder pintar,ou posso apenas passa a massa fina ,lixar,selador e ja posso pintar?

Felipe.Fer.

Gustavo disse...

Olá, o selador deve ser aplicado sobre o reboco ou gesso. Antes da massa corrida.

Abraços!

Care & Dare - Feiras e Eventos disse...

Olá, preciso também passar um impermeabilizante pois a parede tem umidade e foi arrancado o reboco até o tijolo em alguns pontos... Passo o selador, o impermeabilizante e depois a massa???

Com relação a massa corrida o meu pedreiro deu a opção de gesso... O que é melhor, gesso ou massa corrida para as paredes?

Para o teto, gesso ou massa corrida???

Grata,
Tamara

Felipe disse...

preciso passar selador se minha parede de reboco ja é pintada? e funciona bem se eu passar a massa corrida no rolinho?


muito obrigado

Unknown disse...

Bom dia,

Quanto tempo se deve esperar para secar a massa corrida antes de outra demão?

Unknown disse...

Bom dia,

Me indicaram passar na parte externa o fundo preparador,pois me disseram que o selador, quando passado na parte externa da casa, pode apodrecer a pintura. Isso é verdade?

Unknown disse...

As suas respostas foram bem claras para as minhas duvidas. Obrigado pelas postagens !!

Unknown disse...

a parede de casa esta pintada ais eu gostaria de passar massa corrida para tirar os furinhos é preciso passar selante? elaine

Gustavo disse...

PATRICIA RODRIGUES DA SILVA RIBEIRO, procure na embalagem do produto. É variado de acordo com o fabricante.

Att.

Gustavo disse...

PATRICIA RODRIGUES DA SILVA RIBEIRO, tanto o selador quanto o fundo preparador, podem apodrecer a pintura. O ideal é procurar usar uma tinta apropriada para pinturas externas e utilizar na parede um impermeabilizante, que evitará da água penetrar na parede.

Gustavo disse...

Elaine Ortiz, não é necessário.
O Selador é eficiente quando utilizado em uma grande área.

Unknown disse...

Ola!
Meu nome é Eduardo e tenho uma parede que recebe umidade tanto de fora quanto de dentro, porém necessito retirar a umidade apenas de dentro (interior), se eu aplica um impermeabilizante sobre o reboco, depois a massa corrida e pintar com uma tinta antimofo, isso resolvera meu problema? a pintura apresenta bolhas e esta descascando por motivo da umidade. ( não há vazamentos).

Dyone disse...

Olá... depois que aplicar a massa corrida e lixar é preciso passar algum produto antes de pintar, ou seja antes de aplicar a tinta. Obrigado

Gustavo disse...

Caro Carlos, boa noite!

Para um resultado bom, será necessário impermeabilizar dos dois lados, caso receba umidade nos dois lados. O uso do impermeabilizaste é sempre indicado para áreas molhadas. As bolhas estão se formando por a umidade está acontecendo no oposto da pintura. Sugiro fazer um tratamento tanto dentro quanto fora.

Boa sorte!

Gustavo disse...

Olá Dyone, boa noite!

A massa corrida já é a preparação para a pintura. Então não é necessário aplicar nada antes da pintura e após a massa corrida.

Recomendo o uso do selados antes da massa, pois assim você irá economizar no uso dos materiais.

Abraços!

Unknown disse...

Estou reformando uma casa mto antiga ta pintada com cal esta com infiltracao tinha rachaduras q foram quebradas e feito reboco e a pintura da parede descascando. Me endicaram lixar todas paredes e passar massa acrilica nas partes onde tem infiltracao e no restante massa pva. Minha duvida é s é necessario passar o selador antes em todas as paredes msm as q estao sem infiltracao?

Gustavo disse...

Raquel, boa noite!
O selador ajuda a impedir mais infiltração e a economizar na massa. Deve ser aplicado antes da massa acrílica.
Como o local tem muita infiltração, sugiro que você use algum impermeabilizante antes da massa acrílica. A massa acrílica tem resistência a água de meio externo. Geralmente a infiltração estraga a pintura de dentro pra fora. Tente fazer também algum tratamento na parte externa da parede.

Unknown disse...

estou mudando de casa, mas antes de mudar preciso reformar a casa onde vou morar preciso pelo menos pintar e estou preparando as paredes, porem tenho a seguinte duvida a casa já é bem antiga e já teve as paredes pintadas algumas vezes sendo que nunca foi passado massa corrida e existe diversos furos na parede e algumas rachadura, posso passar massa corrida direto na superfice da parede que esta pintada ou será necessário remover a tinta antigas para poder passar a massa?

Gustavo disse...

Olá, Wesley Gabriel!
O procedimento mais correto é você tratar as patologias (rachaduras e furos) com materiais próprios para isso. Após o tratamento, lixar toda a parede, passar massa corrida onde estiver precisando e passar a tinta.
A massa corrida tem função de proteger a pintura, diminuindo as ações que o meio ambiente causariam na mesma, nivelar a superfície e reduzir o consumo da tinta. Então eu recomendo que utilize a massa corrida antes da pintura.

Abraços!

Unknown disse...

Se a Parede ta umida eu posso ou nao posso passar massa corrida

Unknown disse...

Minha casa é nova.
Mas preciso mudar nela urgente.
Posso lixar e passar seladora e só depois de 6 meses a massa fina?

Unknown disse...

Obrigada

Gustavo disse...

Olá!!!

Antes de passar a massa corrida, a parede deve ser tratada e retirada toda a umidade da parede. Caso não seja retirada a umidade, a massa corrida não irá pegar e não será possível realizar a pintura.

E poderá também ter pontos de mofo.

Gustavo disse...

Olá, Tili! Bom dia!

Após ser lixada, a parede deve receber o selador e após a secagem já pode ser passada a massa corrida. Observar nas embalagens os tempos mínimos para secagem do produto. Não é necessário esperar 6 meses. Talvez nem um dia!

Unknown disse...

Ola em uma casa que ja foi pintada sem receber massa corrida qual procedimentos tenho que fazer, posso passar um fundo preparador antes pra massa corrida aderir mais pu nao e preciso

franklin dominoni gonçalves disse...

As explicações foram bem convincentes. Obrigado.

nathalia disse...

caro Amigo meu nome e Silas e tenho uma duvida ,estou em faze de acabamento em minha casa ,e vou começar a pintura se eu não passar o selador no reboco antes da massa corrida pode ocasionar algum problema futuro como desprendimento de da massa ou algum outro de problema, que não seja o rendimento da massa corrida.

Gustavo disse...

Caro, Silas! Bom dia!
Não! Não ocasionará o desprendimento da massa. Porém terá maior facilidade e rendimento da massa após a aplicação do selador. E também evitará que durante a aplicação da massa corrida, o reboco solte aqueles grãos de areia, que acaba atrapalhando na aplicação da massa corrida.

Att.

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com seu comentário. Ele será analisado e caso seja interessante, será publicado junto ao blog.
Um abraço!

Fique a vontade em nosso blog.

Pesquisa Google